10/22/22

Ofício Nº 10/2022 - Feira Periurbana - regras

  Logotipo, nome da empresa

Descrição gerada automaticamente

OFICIO  Nº 10/2022

 

 

AO SR. LEONARDO RODRIGUES 

Presidente da A Associação dos Feirantes e Produtores do Município de Armação dos Búzios

                                         

REFERÊNCIA: Boas regras de convivência entre a Feira e os moradores do bairro da Ferradura

 

 

 

A  ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E CASEIROS DO BAIRRO DA FERRADURA - AMOCA, Sociedade Civil inscrita no CNPJ sob o no 07.219.419/0001-88 com sede à Rua Hilda Campofiorito Lote 26 - Ferradura – Armação dos Búzios/RJ, neste ato representada por sua presidente conforme disposto em suas normas estatutárias, vêm, pela presente, em conjunto, expor e solicitar o seguinte. 

 

Os moradores do bairro da Ferradura são verdadeiramente entusiastas da instalação da Feira Periurbana na Praça Dona Dita (Praça da Ferradura). Apoiamos e prestigiamos tanto a feira de hortifrutigranjeiros que acontece aos sábados pela manhã, quanto a feira de artesanato e gastronomia que acontece às quintas-feiras à noite. Elas se tornaram um ponto de encontro da comunidade e uma opção de gastronomia, cultura e lazer para os moradores da Ferradura e de todo o município.

            Apoiamos integralmente o princípio de economia solidária  e circular que norteia a iniciativa, cujo objetivo principal é apresentar e comercializar produtos locais e artesanais, favorecendo a circulação de renda no município. Acreditamos que incentivar o trabalho dos produtores rurais e artesãos buzianos e de municípios vizinhos é uma política pública inteligente e sustentável.

            A Feira sempre se pautou pelo princípio da gestão democrática, tanto que o artigo segundo do seu estatuto (de finalidades), inclui o inciso VII:  “Incluir o consumidor em suas reuniões, assembleias e fórum de decisões; como forma de avaliar a qualidade dos produtos comercializados e o atendimento por parte de seus associados, visando o aperfeiçoamento dos serviços prestados a população”.

No entanto, nos últimos tempos – desde o pós pandemia para ser mais específico, a AMOCA está recebendo muitas reclamações dos moradores. Principalmente quanto:

1 – Música extremamente alta nos eventos das quintas-feiras. Deixando claro que ninguém foi contra a apresentação de músicos e DJs, apenas reclamam do volume excessivo do som, que está totalmente em desacordo com a legislação pertinente;

2 – Feirantes e usuários que não respeitam mais as regras de trânsito, e isto ocorre tanto aos sábados quanto as quintas-feiras. Estacionam em fila dupla, nas esquinas, em cima das calçada... causando transtorno para a mobilidade dos moradores e transeuntes;

3 – Os canteiros gramados da praça estão sendo destruídos pela sua ocupação desrespeitosa. Os feirantes estão colocando bancos e outros equipamentos EM CIMA dos canteiros fomentando o seu uso indiscriminado causando a destruição dos mesmo;

            4 – Limpeza. A praça está amanhecendo, às sextas-feiras, ainda com grande quantidades de lixo espalhados pela redondeza. 

 

Pelos motivos expostos, solicitamos agendarmos de uma reunião com os senhores, organizadores da feira, para que JUNTOS possamos chegar a um acordo de boa convivência e continuar aproveitando as boas coisas que a feira trouxe para nossa cidade.

 

Confiantes na boa acolhido o exposto agradecemos, antecipadamente, apresentando-lhe nesta oportunidade nossas cordiais saudações.

 

Armação dos Búzios 25 de agosto de 2022

 

 

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E CASEIROS DO BAIRRO DA FERRADURA – AMOCA – amocafer@gmail.com  - Cel.: (22) 99919-1027

No comments: